terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Itapetinga: A cidade que fecha hospital, fecha empresas, demite centenas, aparece no Indice Firjan entre as 10 melhores da Bahia

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN) divulgou os dados do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) de todo o Brasil referente a 2010 que abrange as áreas  de desenvolvimento – Emprego e Renda, Educação e Saúde.

De acordo com a entidade os números são levantados através de “estatísticas oficiais municipalizadas divulgadas pelos Ministérios do Trabalho, Educação e Saúde” e divulgados numa escala de 0 a 1.

Considerando apenas as cidades da Bahia, Itapetinga com 0,6970 (média geral), está entre os dez melhores indicies, a vertente saúde foi a principal responsável de Itapetinga nesse seleto rol com 0,7355, emprego e renda 0,7307, educação ficou com índice de 0,6248.

Na frente de Itapetinga destacam-se: Salvador, São Francisco do Conde, Pojuca, Magarogipe, Feira de Santana, Dias D´Ávila, Lauro de Freitas, Barreiras e Alagoinhas.

Na última década, a grande maioria dos municípios brasileiros apresentou uma melhora nos padrões socioeconômicos, embora o país ainda continue dividido.

Sul e Sudeste, e recentemente o Centro-Oeste, concentram as cidades com alto grau de desenvolvimento, e Norte e Nordeste ainda apresentam as com índices mais baixos.