quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Policia prende adolescente usuário de drogas envolvido no sequestro do bebê Laila


Um adolescente, de 16 anos, apontado por uma testemunha como participante do grupo que sequestrou o bebê Laila Dias Santos, de nove meses, no povoado de Matinha, em Vitória da Conquista, foi apreendido, na noite de quarta-feira (7), por policiais da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Depin). Morador daquele povoado, ele tem envolvimento com o tráfico de drogas e foi reconhecido por uma adolescente, também residente em Matinha, como o carona da motocicleta que acompanhava o veículo, de cor vermelha, no qual ela teria visto Laila ser transportada.

O delegado Odilson Pereira Silva, coordenador da 10ª Coorpin, representou pela internação temporária do adolescente, por 45 dias, decretada pela Vara da Infância e da Juventude de Vitória da Conquista, cujo mandado foi cumprido pelos policiais após a testemunha tê-lo reconhecido, através de fotografia. Ele nega participação no crime, mas ficará apreendido no Centro de Atendimento ao Menor (CAM), em Salvador, para onde está sendo transferido.

As investigações prosseguem buscando localizar a criança sequestrada, bem como identificar e prender os outros integrantes do grupo que, em 29 de outubro deste ano retirou Laila de dentro da casa da família. A poucos metros da residência da vítima, a adolescente denunciante teria sido abordada pelos supostos sequestradores, quando estava com um irmão, de cinco anos de idade, no colo. Ela teria visto a Laila em poder do grupo, dentro de um veículo vermelho, que acredita ser um Ecosport.

Ouvida pelo coordenador regional, por volta de 17 horas de quarta-feira, a garota informou que havia no carro uma mulher, com os cabelos tingidos de vermelho, e quatro homens. Uma motocicleta, ocupada por dois homens, acompanhava o veículo. A mulher abriu um dos vidros e lhe sugeriu que entregasse o irmão, momento em que visualizou um bebê dentro do carro, com as mesmas características de Laila.

Recusando-se a deixar o irmão com os desconhecidos, a testemunha recuou alguns metros, tendo o veículo vermelho seguido um destino ignorado. Antes de a motocicleta acompanhar o grupo, a adolescente reconheceu um jovem morador da região como um dos ocupantes. Percebendo que fora reconhecido, ele teria dito à garota que ficasse calada e ameaçou mata-la e também o irmão.

Nos dias seguintes ao episódio, a adolescente mostrou-se amedrontada e se recusava a ir à escola ou sair de casa, comportamento que chamou a atenção da família. Esta semana, ela decidiu revelar à mãe, que procurou a polícia.

Indícios

Segundo o delegado Odilson Pereira Silva, a apreensão do adolescente robustece a suspeita sobre o envolvimento do pai de Laila, o ajudante de pedreiro Paulo César Alves Santos, o “Goia”, no sumiço da criança. Preso pela autoria de um homicídio ocorrido no ano de 2006, em Vitória da Conquista, “Goia” é amigo de um traficante, irmão do adolescente apreendido, do qual foi colega de trabalho em uma fazenda da região.

“Há indícios da participação de Paulo César no sequestro”, avalia o coordenador regional, cuja equipe cumpriu, na terça-feira (6), o mandado de prisão preventiva em aberto, expedido pela Vara do Júri, referente ao assassinato de Carlos Roberto Silva Santos, esfaqueado por “Goia”, há seis anos. O homicida já está recolhido no Presídio Nilton Gonçalves.

Ascom/PC