terça-feira, 20 de novembro de 2012

Magno Malta quer liberdade para missionários presos no Senegal

Senador Magno Malta (PR/ES) preferiu discurso no plenário intercedendo pelos cristãos brasileiros detidos no Senegal e em audiência com o embaixador El Hadji Abdoul Aziz, em Brasília, solicitando providências diplomáticas.

  O pastor da Missão Presbiteriana do Brasil, José Dilson Silva e Missionária Zeneide Moreira Novais, foram detidos em Thiés, Senegal, acusados de evangelização de crianças e abrigar menores de ruas sem autorização. Os brasileiros estavam no exterior participando do projeto Obadias, que recupera e traz dignidade para crianças que vivem em completo abandono, vítimas de maus tratos e abusos. “Um casal de missionários, gente simples e de bem, do interior da Bahia, sempre demonstrou uma grande vontade de auxiliar os irmãos africanos”, enfatizou Malta no plenário.
“Esta missão na África, mantida pela Igreja Presbiteriana é uma dádiva. Trata-se de um orfanato escola, uma obra social significativa. O casal brasileiro foi preso e já será julgado. Eu sou conhecido pela minha defesa em favor das crianças no Brasil e estou aqui para fazer justiça a este trabalho digno. Um pai denunciou       que o filho deixou de ser mulçumano”, explicou Malta.


Magno informou que estava chegando da embaixada e foi atendido por um homem  correto e educado. “O Senegal é laico e não vamos cometer nenhuma injustiça. Trata-se de um caso que precisa ser esclarecido melhor, garantiu-me o embaixador El Hadji Abdoul Aziz”, informou o senador.

A Comissão de Direitos Humanos também vai investigar os fatos que fere a liberdade de culto. Magno Malta  foi  a Senegal para ouvir os brasileiros detidos. “Foi solicitado através dele ao senado uma comissão para que possamos ir até os nossos irmãos e evitar os exageros. É um país irmão e temos que tratar este assunto com responsabilidade, frisou Magno.

Pela forma respeitosa com que foi tratado, Magno agradeceu ao embaixador El Hadji Abdoul Aziz. O senador Walter Pinheiro (PT/BA) também apoiou a iniciativa de Magno Malta e pediu atenção da presidenta Dilma  Rouseff para que acompanhe os acontecimentos neste caso religioso internacional.

Pastor Odinei Ferreira de Oliveira é presidente da Ordem de Ministros Evangélicos da Bahia e a missionária Zeneide vem de uma família cristã de grande trabalho prestado na recuperação de crianças e adolescentes. Sou grato ao embaixador que prometeu interceder em favor do Brasil”, finalizou Magno Malta.

Fonte: Assessoria de Imprensa